Desvendério: quem conta um conto omite um ponto e aumenta três

Desvendério: quem conta um conto omite um ponto e aumenta três

Escrito por: Francisco Marques

Ilustrado por: Carlos Dala Stella

Editora: Peirópolis

Ano de lançamento: 2006

Resenha

Francisco Marques, também conhecido como Chico dos Bonecos, percorre o Brasil todo com suas oficinas e espetáculos ao redor de brinquedos milenares e planetários. Com Desvendério… completa a trilogia composta por Galeio e Muitos dedos: enredos. Segundo o autor: “os três livros se comunicam por diversos rumos e rumores: o poema, o malabarismo verbal, o brinquedo, a brincadeira, o fio da infância, a origem milenar das tramas, a maneira de narrar e comentar a própria narração, o diálogo com o leitor”. A obra Desvendério… está dividida em quatro partes: “O nome da fruta”, “Pescarias”, “Palavramiga”, “A minha infância”. Em “Pescarias” traz recriações recreativas das fábulas de La Fontaine, como “O galo e a raposa”. Em todas elas há muita interação com o leitor e histórias contadas com criatividade e irreverência.

Trecho do livro

“Essa história aconteceu na famosa época em que os bichos falavam – e dizem que os bichos falam até hoje. O que vocês acham? E aconteceu lá na famosa Floresta de Brejaúva. Vocês sabem o que é brejaúva? O quê? Um brejo cheio de uva?” P. 11

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.