Desafio A Taba 12 livros em 1 ano – Para onde vamos quando desaparecemos?

para-onde-vamos-quando-desaparecemosO livro escolhido para a 10ª roda do Desafio A Taba 12 livros em 1 ano é Para onde vamos quando desaparecemosda autora portuguesa Isabel Minhós Martins.

A obra explora um tema que intriga adultos e crianças: as ausências e perdas.

Segundo Isabel, algumas coisas desaparecem e são encontradas. Outras somem e voltam de forma diferente. E há aquelas que não serão vistas nunca mais.

Uma coisa é certa:  nada dura para sempre.

Por meio de um texto filosófico e poético, a autora propõe ao leitor que observe à sua volta os objetos que fazem parte de seu cotidiano, como as meias, por exemplo e até mesmo alguns fenômenos da natureza, como a formação das nuvens e a neve. Para ela, se olharmos atentamente para o que ocorre com esses elementos, talvez tenhamos muitas ideias para responder à pergunta que dá nome ao livro.

Quem é Isabel Minhós Martins?

A portuguesa Isabel Minhós Martins sempre gostou de ouvir histórias e quando estava na escola já escrevia poemas, textos e muitas cartas.

Ela diz que as ideias para seus livros nascem de observações do mundo. Dessa forma, acredita que seus textos são para seus filhos e para todos os leitores que desejam olhar para vida com curiosidade e atenção.

Ao longo dos últimos onze anos escreveu mais de vinte livros, sendo que vários foram premiados e também traduzidos para outros idiomas.

O que é o Desafio A Taba 12 livros em 1 ano?

Como já explicamos nesse post , publicado em dezembro de 2015, “desde que iniciamos as atividades de nosso Clube de Leitores (serviço de assinatura de livros infantis e juvenis), muitos adultos têm demonstrado interesse em conhecer melhor a produção editorial desse segmento e aprender um pouco mais sobre a história do livro para crianças e jovens no Brasil.” Daí surgiu a ideia de lançarmos um desafio no qual todos os meses possamos fazer a leitura compartilhada de um livro que, além de nos aproximar do universo da literatura infantil, também possa contribuir para nossa formação como leitores.

Desde janeiro, indicamos – todos os meses – um livro diferente e, em uma data marcada previamente, reunimos pessoas de todo o Brasil, ao vivo e online, para conversar sobre a experiência da leitura.

Os vídeos de todas as conversas realizadas até agora estão disponíveis em nosso canal no Youtube.

Como faço para participar?

Não é preciso ser especialista, nem estudioso do assunto. Basta apenas ter lido o livro e sentir vontade de conversar com outros leitores.

Existem duas maneiras diferentes de participar:

  1. Escrevendo suas impressões aqui nesse post e também no Facebook durante e depois da conversa.
  2. Ou se inscrevendo por meio desse formulário, para ser um dos convidados de nosso hangout, aparecendo ao vivo durante a transmissão.

Quando será a próxima roda?

Nessa quarta-feira, dia 02 de novembro, às 21h.

Participe! Venha ler com a gente!

A leitura é uma experiência muito mais interessante quando pode ser compartilhada!

 




Participe da conversa!