De primeira viagem

De primeira viagem

Escrito por: Heloisa Prieto

Ilustrado por: Graça Lima

Editora: Cia. das Letras

Ano de lançamento: 2004

Resenha

De primeira viagem é uma antologia de contos escritos a partir do eixo “marinheiro de primeira viagem”. O livro reúne artistas que escrevem sobre as primeiras experiências da juventude em determinados âmbitos: no amor, na sexualidade, na escolha profissional. Organizado por Heloisa Prieto, que também assina um dos contos, o livro inicia com um texto de Arthur Rimbaud e encerra com uma narrativa de Joseph Conrad, clássicos que tratam das sensações típicas do fim da adolescência e início da vida adulta. O recheio do livro é composto por textos de escritores brasileiros contemporâneos. Entre as narrativas, “Varandas da Eva”, de Milton Hatoum, apresenta as expectativas do narrador e de seus amigos para conhecer o espaço só frequentado pelos homens adultos da cidade. Paulo Bloise, em “Teste vocacional”, mostra como situações familiares acabam por interferir na escolha profissional da personagem. Momentos que marcam as transformações vividas na juventude, ilustrados com o traço cuidadoso de Graça Lima.

Trecho do livro

“Por pura coincidência, meu coração também disparou quando decidi seguir a psiquiatria. Os motivos, no entanto, foram bem diferentes.” P. 51

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.