https://i0.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2015/05/dancar.jpg?fit=362%2C500

Dançar nas nuvens

Leitores iniciantes

Livro: Dançar nas nuvens

Autora e ilustradora: Vanina Starkoff

Editora: Livre

dancar

Uma menina olha para o alto e sonha.

Sonha em dançar nas nuvens. Mas o céu é distante e, para chegar tão alto, é preciso um pouco de ajuda. E o auxílio aparece através dos vizinhos que, construindo suas casas abaixo da casa da menina, lhe dão o suporte para chegar aonde ela deseja.

Com imagens que remetem à cultura latino-americana, Vanina Starkoff constrói uma narrativa poética repleta de detalhes que convidam dançar e sonhar entre nuvens e cores.

 

No livro, a personagem se sente sozinha ao voar pelo céu e logo quer voltar para casa.

E nossos assinantes, para onde vão e o que sentem quando estão nas nuvens?

Participe de nosso fórum. Comente suas impressões com outros leitores e descubra que a leitura é uma experiência muito mais interessante quando pode ser compartilhada.




Participe da conversa!

Consegui contato com a autora Vanina Starkoff ! Se der tudo certo vamos fazer uma "video conferência" entre a autora e algumas crianças da escola em que trabalho. Ela conversou bastante conosco por e-mail. As crianças até queriam saber como eu consegui falar com ela. "Ela te aceitou como amiga?"
(Nem tudo é tão óbvio para as crianças da era da tecnologia)

"Em relacao aos paises representados……a aldeia onde mora a menina….inconscientemente eu representei o Brasil (onde sempre está meu coração!) A Tereza é uma mistura louca…..ela tem um pouco de mexicana mas canta Chamamé que é da Argentina. Ulisses vem do oriente……. Mateo vem da Africa……
A página que tem uma baiana…… o casal é da Bolívia…..o velinho é da Argentina…..e o homem com o violão é Indiano."

Essa foi parte da nossa conversa com a autora.
Acho até que já estamos ficando amigas! rs

A resposta das crianças? "Bingo! Acertamos!" e também… "Eu sabia que ele era indiano…"

A Taba disse:

A Isadora Freire é assinante do Clube de Leitores e nos enviou essa mensagem:

"Olá! Gostaria de parabeniza-los pela belíssima escolha do livro 'Dançar nas nuvens'. Estou encantada.
Mas fiquei com algumas dúvidas sobre a questão da nova ortografia e a tradução para o português. Alguém já comentou também sobre os termos 'idéia', 'mudaram-se muitos mais vizinhos'. Também gostaria de saber com certeza quais são os países da América Latina que a autora representou nas imagens. Propus aos alunos da escola em que trabalho descobrir nestas imagens, quais país a autora representou em cada imagem dos vizinhos. Será que vocês podem me ajudar? Já estou ansiosa pelo próximo livro. Estou amando a leitura em rede, e as crianças também."

Ficamos felizes por saber que gostaram! Como outros leitores podem ter essas dúvidas, vamos tratar aqui. Sobre as ilustrações, a Vanina Starkoff não representou alguns países específicos, mas sim referências culturais como as cores fortes, a paisagem e mesmo as ocupações dos vizinhos, como a cantora de chamamé, um estilo musical tradicional. Já sobre a ortografia, realmente a palavra ‘ideia’ não tem mais acento. Deve ser algo que escapou na revisão.

%d blogueiros gostam disto: