Crônicas para jovens: do Rio de Janeiro e seus personagens

Crônicas para jovens: do Rio de Janeiro e seus personagens

Escrito por: Clarice Lispector / Pedro Karp Vasquez

Editora: Rocco

Ano de lançamento: 2011

Resenha

Um dos requisitos que se espera de um cronista é a sua requintada capacidade contemplativa, que exige duração suficiente para que ocorra uma imersão profunda no objeto contemplado. O espaço mais visitado pelos cronistas é a cidade, de onde colhem situações diversas, o mais das vezes banais, para construírem seus retratos literários revestidos por reflexões instigantes e acessíveis ao leitor. Nas Crônicas para jovens: do Rio de Janeiro e seus personagens, encontramos uma seleção de textos escritos por Clarice Lispector que ilustram acontecimentos ocorridos na cidade maravilhosa. O objetivo de cada uma dessas crônicas não é reiterar clichês de cartões-postais, mas, sim, revelar o que há de significativo em situações vividas por seus personagens anônimos no cotidiano deles: uma corrida de táxi; a despretensiosa ida à uma igreja; um rotineiro passeio no parque. Se para a maioria das pessoas é difícil prestar atenção ao burburinho das ruas de uma metrópole, como o Rio de Janeiro, a sensibilidade “antenada” como a de Clarice se deslumbra e capta sua profundeza. Um livro recomendável para quem já se habituou demais a determinada paisagem e quer renovar a própria percepção.

Trecho do livro

“Mas tenho um milagre, sim. O milagre das folhas. Estou andando pela rua e do vento me cai uma folha exatamente nos cabelos. A incidência da linha de milhões de folhas transformadas em uma única, e de milhões de pessoas a incidência de reduzi-la a mim. Isso me acontece tantas vezes que passei a me considerar modestamente a escolhida das folhas.” P. 58

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.