Crônicas para jovens: de amor e amizade

Crônicas para jovens: de amor e amizade

Escrito por: Clarice Lispector / Pedro Karp Vasquez

Editora: Rocco

Ano de lançamento: 2010

Resumo

Um dos maiores ganhos na leitura de textos literários é a expansão dos horizontes da subjetividade humana, antecipando em cada leitor certas experiências ainda não vivenciadas ou o colocando diante de situações pelas quais dificilmente passará. Nas Crônicas para jovens: de amor e amizade, somos atraídos pelo lirismo concentrado das palavras de Clarice Lispector, uma escritora que sabe lidar com os sentimentos que são desencadeados sem aviso prévio e nos impelem à aproximação com pessoas estranhas ou habituais. Os textos desta coletânea foram escritos originalmente para o Jornal do Brasil, depois foram reunidos em um único volume com o sugestivo nome A descoberta do mundo. Longe de pretender enfrentamentos estéreis, Clarice promove encontros. Conhecendo seus personagens, nos envolvemos com seres simples e cotidianos na aparência, mas de sensibilidades complexas. Conhecendo-os, terminamos por conhecer, inevitavelmente, muito mais de nós mesmos.

Trecho do livro

“Um dia o rapaz viu sua namorada na esquina conversando com duas amigas. Por que sentiu ele um mal-estar como se ela sempre tivesse mentido e só agora ele tivesse a prova? No entanto, ela nunca dissera que não saía ou que não ria nem conversava. Mas a ideia que ele fizera dela fora traída pela visão nova: junto das amigas, ela parecia outra pessoa.” P. 65

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.