Coração: um livro para jovens

Autor: Edomondo De Amicis

Editora: Cosac & Naify

Ano: 2011

Resenha:

Que semelhanças e diferenças podemos encontrar entre os alunos de hoje e aqueles do século XIX? Entre um menino brasileiro e um italianinho? Como eram as relações entre alunos e professores? O que a escola representava no universo juvenil? Essas são algumas perguntas que são respondidas ao longo desse livro-diário, cujo narrador é um estudante que, ao longo de um ano letivo numa escola primária, nos apresenta o mundo aos seus olhos: a cultura, os valores e as relações humanas em seu país.

Coração é um clássico da literatura italiana, publicado pela primeira vez em 1886, que emociona, mesmo com as profundas transformações comportamentais ocorridas na atualidade.

O livro possui linguagem sofisticada e rico vocabulário. Merece um tratamento especial por parte de quem indica a leitura: localizar exatamente o tempo e o espaço dessa narrativa, propondo aos jovens leitores uma reflexão mais ampla sobre os mundos dentro do mundo, e alertando que, com relação ao sentimento, todos nós possuímos um coração.

Trecho do livro:

“Garroni atrai o afeto de todos; Derossi a admiração. Obteve a primeira medalha, será sempre também o primeiro esse ano; ninguém pode competir com ele, todos reconhecem sua superioridade em todas as materias.”

Para quem?

aut acompexp sozin

Para quê?

dificeisriremocionarpensar



Participe da conversa!
%d blogueiros gostam disto: