Contos e poemas para crianças extremamente inteligentes de todas as idades – v. 3 – Outono

Contos e poemas para crianças extremamente inteligentes de todas as idades – v. 3 – Outono

contos e poemas par acrianças extremamente inteligentes v3_ler9780495botaocomprar

Autor(a): Harold Bloom

Tradutor: José Antonio Arantes

Editora: Objetiva

Ano de lançamento: 2003

 

Resenha:
Harold Bloom é um dos mais atuantes e polêmicos críticos literários contemporâneos. Professor de Literatura e detentor de muitos prêmios, é um valente e briguento militante da palavra escrita. Costuma criticar duramente as novas mídias e o espaço que elas ocupam na vida de crianças e jovens. Diante de muitos livros que considera ruins e de poucos desafios linguísticos e voos de beleza literários, decidiu fazer uma extensa antologia do que considera essencial que seja lido antes da idade adulta e por toda a vida. O título da antologia gerou polêmica, mas ele explica que inteligente é toda criança que não tem medo de deixar a fantasia invadir seu cotidiano. Bloom faz uma ótima introdução em cada volume, explicando o motivo de cada escolha. O Volume 3 – Outono — traz contos de autores normalmente editados para adultos, como Conan Doyle, Nathaniel Hawtorne, Lorde Byron, Walt Whitmane e Tolstói. Um belo conto extraído de As mil e uma noites e deliciosos poemas de Edward Lear e John Clare e textos que carregam o sentimento outonal: ventos, canções, ilhas misteriosas. Alguns textos podem causar estranheza; Bloom aposta num leitor sem medo de novas descobertas.

Trecho do livro:
“No dia seguinte, a busca do esperto ladrão de ovelha se tornou geral e decidida, ao menos segundo todos os indícios. Mas a punição estabelecida era cruelmente desproporcional em relação ao delito, e naquela região era bem pronunciada a solidariedade de muitos camponeses para com o fugitivo. Além disso, a serenidade e a ousadia espantosas com que bebeu com o carrasco nas circunstâncias sem precedentes na festa do pastor, despertaram-lhes admiração.” (p. 190)

Para quem?
exp sozin

Para quê?
rir emocionar pensar

 

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário