Contos e poemas para crianças extremamente inteligentes de todas as idades – v. 2 – Verão

Contos e poemas para crianças extremamente inteligentes de todas as idades – v. 2 – Verão

Contos e poemas para crianças extremamente inteligentes v2_ler9780494botaocomprar

Autor(a): Harold Bloom

Tradutor: José Antonio Arantes

Editora: Objetiva

Ano de lançamento: 2003

 

Resenha:
Harold Bloom é um dos mais atuantes e polêmicos críticos literários contemporâneos. Professor de Literatura e detentor de muitos prêmios, é um valente e briguento militante da palavra escrita. Costuma criticar duramente as novas mídias e o espaço que elas ocupam na vida de crianças e jovens. Diante de muitos livros que considera ruins e de poucos desafios linguísticos e voos de beleza literários decidiu fazer uma extensa antologia do que considera essencial que seja lido antes da idade adulta e por toda a vida. O título da antologia gerou polêmica, mas ele explica que inteligente é toda criança que não tem medo de deixar a fantasia invadir seu cotidiano. Bloom faz uma ótima introdução em cada volume, explicando o motivo de cada escolha. O Volume 2 – Verão — traz contos desconhecidos de Stevenson e Oscar Wilde, poemas de Lewis Carrol (que muitos só conhecem de Alice), a narrativa fantástica de Catherine Sinclair e mais alguns desconhecidos de nossas crianças: Mary de Morgan, Charles Swinburne. Alguns textos podem causar estranheza, Bloom aposta num leitor sem medo de novas descobertas.

Trecho do livro:
“Esta é a história da grande guerra que Rikki-tikki-tavi travou sozinho, nos banheiros do enorme bangalô do acantonamento de Segowlee. Darzee, o pássaro-alfaiate, ajudou-o, e Chuchundra, o rato almiscarado que nunca vai até o centro do assoalho, mas sempre anda furtivamente beirando a parede, deu-lhe conselhos. Mas Rikki-tikki é quem combateu de verdade. Ele era um mangusto, com pelo e cauda parecidos com os de um gato, mas com a cabeça e os hábitos bastante semelhantes aos de uma fuinha. Seus olhos e a ponta de seu nariz inquieto eram cor-de-rosa.” (p. 215)

Para quem?
aut acomp exp sozin

Para quê?
emocionar rir pensar

 

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário