Conheça os livros vencedores do 40º Prêmio FNLIJ 2014 – Produção 2013

Saiu, nessa semana, a lista dos livros vencedores do prêmio criado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ, seção brasileira do International Board on Books for Young People – IBBY.

A premiação  teve a sua primeira versão em 1974, com a instituição do Prêmio O Melhor para a Criança, concedido ao melhor livro infantil publicado em língua portuguesa, no Brasil, no ano anterior. Atualmente, os livros são analisados de acordo com 18 categorias: Criança; Imagem; Informativo; Jovem; Literatura em Língua Portuguesa; Livro Brinquedo; Melhor Ilustração; Poesia; Projeto Editorial; Reconto; Teatro, Teórico; Tradução/adaptação (criança/joven/informativo/reconto); Escritor Revelação; Ilustrador Revelação.

Para a escolha das melhores obras publicadas, os livros recebidos pela FNLIJ são lidos e avaliados, em diferentes etapas, por especialistas de todas as regiões do Brasil – os leitores-votantes -, com base nos seguintes critérios: a originalidade do texto, a originalidade da ilustração, o uso artístico e competente da língua e do traço, a qualidade das traduções, considerando o conceito de objeto-livro, que inclui o projeto editorial e gráfico.

Confira nossa galeria com a lista completa dos premiados em cada uma das categorias.

Criança Hors Concours:

Criança:

Criança:

Jovem:

Imagem:

Informativo e Melhor Projeto Editorial:

Poesia:

Livro-brinquedo:

Teatro Hors-Concours:

Teórico:

Teórico:

Literatura em Língua portuguesa:

Tradução e Adaptação:

Tradução Adaptação Informativo:

Tradução Adaptação Jovem:

Tradução Adaptação Reconto:

Escritor(a) Revelação:

Ilustrador(a) revelação:

Melhor Ilustração:

avatar

escrito por

Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura.
Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário