Chica e João

Chica e João

Escrito por: Nelson Cruz

Ilustrado por: Nelson Cruz

Editora: Cosac Naify

Ano de lançamento: 2008

Resenha

Quando abrir a orelha deste livro, o leitor será transportado ao Distrito Diamantino, em meados do século XVIII. Logo nas primeiras páginas, acompanhando o aparecimento dos primeiros raios de sol, a ex-escrava Chica da Silva está saudosa do filho do contratador de extração de diamantes, o João Fernandes de Oliveira, seu marido, que partira a Portugal com os filhos da união. Nesse amanhecer cheio de saudade, em que ela se imagina também partindo, recorda os tempos de senzala, os tempos de encontro e convivência com o português, a transformação da sua vida de escrava à rainha do Arraial do Tijuco. Ao final, quando Chica abrir as janelas para o sol entrar, o leitor terá percorrido através das belas ilustrações, inspiradas em gravuras da época, e do texto depuradíssimo de Nelson Cruz uma das principais paisagens do Brasil colônia. Esta edição premiadíssima é o segundo título da Coleção “Histórias para Contar História”.

Trecho do livro

“Um dia eu quis saber como era um barco e o mar: ele desviou rios e, entre montanhas, criou o mar que eu queria. Nele fez flutuar um navio e meu sonho se realizou. Construiu um castelo para que eu reinasse diante dos portugueses, dos negros e daqueles que ousassem desafiar o poder da ex-escrava.” P. 17

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário