Banca Tatuí – cultura na rua

Em 2014, uma banca de jornal um pouco abandonada no centro da cidade estava virando ponto de venda de drogas. Foi quando João Varella e Cecilia Arbolave, da editora Lote 42, resolveram transformá-la em um espaço para vender seus livros e os de outras editoras independentes.

Logo veio um susto: a banca foi invadida pelo telhado. Lá dentro ainda não havia muito o que furtar, mas para evitar que isso voltasse a acontecer, Cecília e João pediram ao arquiteto Mário Figueroa que fizesse um telhado reforçado no projeto da reforma. Foi daí que surgiu o telhado-palco em que bandas se apresentam nas festas da Banca Tatuí.

“Por mais que existam várias feiras de editoras independentes, principalmente em São Paulo, o ano tem mais de 300 dias e com a Banca Tatuí a gente consegue manter uma feira permanente, de segunda a sábado, das 10h às 18h30, sempre”, diz João sobre a criação deste espaço.

Com seis metros quadrados disponíveis, a seleção das obras vendidas tem que ser bastante criteriosa. Em geral, a seleção é feita pela equipe da Tatuí, que conhece muito bem as obras disponíveis e apresenta algumas nos Bancatubers, suas resenhas em vídeo.

No site da Banca Tatuí estão disponíveis publicações de cerca de 150 editoras e artistas, organizadas por categorias. Segundo João, muitos leitores descobrem os livros no site ou pelas redes sociais da banca ou mesmo das editoras.

Prestes a completar 3 anos, a Banca Tatuí está com a festa marcada! Que tal aproveitar a oportunidade para conhecer mais publicações independentes? Clique aqui e confirme sua presença!

Visite a Banca Tatuí

Rua Barão de Tatuí, 275, Vila Buarque, São Paulo, SP.

Aberta de segunda a sábado, das 10h às 18h30

Site/loja virtual: https://www.bancatatui.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/bancatatui/

Instagram: @bancatatui

Youtube: https://www.youtube.com/bancatatui

avatar

escrito por

Emily Anne Stephano é formada em moda e especialista em jornalismo com foco em mercados de nicho e ambiente digital. Antes de saber ler já adorava passear na biblioteca e encontrou nos livros e cadernos seu primeiro grande amor. Hoje leciona Comunicação e Moda, presta assessoria de comunicação e escreve sobre cultura e universo infantil.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário