Alexandre e outros heróis

Alexandre e outros heróis

Autor(a): Graciliano Ramos

Editora: Record

Ano de lançamento: 2003
Resenha:

Este livro do nosso grande escritor Graciliano Ramos é uma reunião póstuma de três livros curtos escritos em momentos diferentes: Histórias de Alexandre, de 1938; A terra dos meninos pelados, de 1937,  que ganhou o prêmio de Literatura Infantil dado pelo governo; e Pequena história da República, de 1940. Se os dois últimos textos foram escritos para crianças, o primeiro que não o foi também pode ser lido por esse público, já que a raiz folclórica marcadamente nordestina é toda atravessada pela imaginação de Alexandre que o ajuda a enfrentar e a superar a pobreza do real. Em todas as histórias os personagens são pobres, desempregados e, de alguma forma, marginalizados; .no entanto sonham, sonham com um mundo melhor, um mundo possível para todos e para eles.

 

Trecho do livro:

“Alexandre levantou-se, deu uns passos e esfregou as mãos, parou em frente de mestre Gaudêncio, falando alto, gesticulando:

– Tive medo, vi que tinha feito uma doidice. Vossemecês adivinham o que estava amarrado no mourão? Uma onça-pintada, enorme, da altura de um cavalo. Foi por causa das pintas brancas que eu, no escuro, tomei aquela desgraçada pela égua pampa.” (p. 18)

 

Para quem?

exp sozin aut acomp

Para quê?

emocionar pensar

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário