https://i0.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2017/05/para-que-serve-um-livro-chloé-legeay.png?fit=1039%2C618

Agenda A Taba – maio 2017

Uma seleção dos encontros de livros, leitores, literatura e leitura para crianças e jovens.

(Para mais informações, clique no título de cada atividade).

 

***SARAUS E CLUBES DE LEITURA

Sarau A plenos pulmões

Marco Pezão, poeta e agitador cultural, comanda o sarau A Plenos Pulmões, dedicado aos amantes da poesia. O microfone fica aberto para todos.

06 de maio, 19h. Grátis (inscrições uma hora antes).

Casa das Rosas Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo, SP (11 3285-6986).

 

Sarau Vozes Femininas – com realização do Sarau do Binho

Em homenagem às mulheres, e em especial às mães, poetisas, cantoras e artistas da zona sul cantam e encantam, mesclando música e poesia.

14 de maio, 17h. Grátis.

SESC Santo Amaro Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo, SP (11 5541-4000)

 

Sarau Encontro de Utopias

O Sarau Encontro de Utopias receberá as bandas Alameda dos Anjos e Poema Novo. Alameda dos Anjos é uma banda de pop rock com influências de MPB… ou vice-versa. As letras são voltadas para os jovens e seus conflitos: o medo, a solidão, as paixões, LGBTfobia, e a busca pelo amor na cidade grande. O grupo Poema Novo se destaca por utilizar em suas apresentações recursos oriundos da integração artística das expressões teatrais e musicais, além de mostrar no palco uma pesquisa de repertório dedicada à música popular brasileira, à world music, à música latina e a composições próprias.

20 de maio, 17h30. Grátis.

Centro Cultural São Paulo  Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo, SP  (11 3397-4002).

 

Sarauzim – sarau infantil

Sarau voltado principalmente para crianças, de três à dez anos. A ação inicia-se com os integrantes do grupo fazendo um pequeno cortejo poético portando alfaia e megafone, convidando a todos a participar da atividade. Na sequência, são apresentadas músicas infantis (domínio público), além de cantigas e  poemas. As crianças, juntamente com seus pais e acompanhantes são permanentemente convidadas a integrarem ao palco e no microfone, aberto à expressão e manifestação.

28 de maio, das 18h às 19h. Grátis.

SESC Belenzinho Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo, SP (11 2076-9700)

 

Leia mulheres – Clube de Leitura

O Clube de Leitura Leia Mulheres selecionou o livro Outros jeitos de usar a boca, publicado inicialmente de forma independente pela poetisa, artista plástica e performer canadense Rupi Kaur, nascida na Índia, e que também assina as ilustrações presentes nesta obra. Suas produções incluem temas como a feminilidade, o amor, a perda, o abuso e a cura. Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. A obra transporta o leitor numa jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles.

27 de maio, 16h. Grátis.

Centro Cultural São Paulo  Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo, SP  (11 3397-4002).

 

 

 ***CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MEDIAÇÃO DE LEITURA

Bárbaro é brincar de imaginar!

Contação de história inspirada no livro imagem “Bárbaro” de Renato Moriconi, a atividade convida a uma divertida aventura, conduzida por um corajoso guerreiro, que montado em seu cavalo enfrenta monstros e criaturas terríveis…

6 de maio, 14h. Grátis.

SESC Consolação Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo, SP (11 3234-3000)

 

Mitos Gregos

O Grupo Poesia no Espaço conta e canta histórias dos mitos gregos para crianças de todas as idades. As apresentações vão além da narração oral e utilizam recursos teatrais, musicais, coreográficos e de manipulação de objetos no contar das fábulas. No repertório de histórias da mitologia grega, estão personagens como Teseu e Minotauro, Eros e Psique, Orfeu e Eurídice, Prometeu e Pandora e Perséfone.

6 de maio a 3 de junho, sábados, 16h. Grátis.

SESC Ipiranga Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo, SP (11 3340-2000).

 

Histórias de viajantes bem vindos

A cada sábado será contada uma das “Histórias de viajantes bem vindos”, que relatam experiências de refugiados que encontram uma vida nova em lugares diferentes. Clique aqui para ver a programação completa.

 6 a 27 de maio, sábados, 14h. Grátis.

SESC Osasco Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, Jardim das Flores, Osasco, SP (11 3184-0900)

 

Livro conta: histórias tecelãs

Em sua origem, textos e tecidos se relacionam na mesma raíz de seus verbos, relembrando-nos que “quem conta um conto, aumenta um ponto”. O “Livro Conta” do mês de maio traz “Histórias Tecelãs”, que resgatam histórias da nossa tradição oral com temáticas sobre as práticas de fiar e tecer, permeadas por adivinhas, parlendas e canções. Clique aqui e confira a programação completa.

 6 a 20 de maio, sábados, diversos horários. Grátis.

SESC Itaquera Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera, São Paulo, SP. (11 2523-9200)

 

Balaio colorido de histórias

A Cia. Duo Encantado apresenta a contação Balaio Colorido de Histórias, um cesto de heranças indígena e africana, com elementos naturais, feitos à mão, em que estão presentes os simbolismos da simplicidade e da herança artesanal. A narradora e o público “puxam” os contos a partir de cada objeto do balaio. Cantigas tradicionais da infância, trilhas e pontuações sonoras ajudam a tecer as histórias narradas no fazer artesanal, poético e coletivo.

6 a 28 de maio, sábados e domingos, 14h30. Grátis.

Centro Cultural São Paulo  Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo, SP  (11 3397-4002).

 

Viajando nas fábulas dos Irmãos Grimm

Através dos livros,  a Cia Arte Negus propõem uma viagem pelo mundo dos contos, lendas, fábulas e histórias que chegaram até os dias de hoje através do trabalho dos irmãos Grimm.  Conheça ou redescubra a história dos irmãos João e Maria, ou a das Três fiandeiras, a do príncipe que era um sapo ou vice e versa.

13 e 27 de maio, 11h. Grátis.

SESC Santo André Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André, SP (11 4469-1200)

 

 

Lendas orientais contadas com origami

As histórias narradas são transmitidas de geração em geração e revelam os segredos, as crenças e os temores desse misterioso povo de tradição milenar. Durante as narrativas, crianças e acompanhantes terão a possibilidade de ver os personagens das histórias se materializando com a arte milenar do origami.

21 de maio, 11h. Grátis.

SESC Belenzinho Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo, SP (11 2076-9700)

 

Históriassopadas

Contação ambulante e intervenção de histórias é a ideia que pretende divertir, encantar e despertar sentimento. Vento que venta para trazer narrativas curtinhas que surgem de um sopro musical, de uma leve brisinha e fazem a imaginação voar alto, correr longe, dar um salto.

27 e 28 de maio, sessões das 11h às 13h e das 14h às 16h nos dois dias. Grátis.

SESC Pompeia Rua Clélia, 93, Pompeia, São Paulo, SP (11 3871-7700)

 

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

No Cantinho da Leitura estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do instituto, para que as crianças e seus acompanhantes possam ler e conhecer obras.  A criançada também pode descobrir novas histórias na Feirinha de Troca. Basta trazer uma obra infantojuvenil – como livros, gibis e DVDs – em bom estado e trocar por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados no local.

Sábados e domingos, das 11h30 às 16h30. Grátis.

Itaú Cultural Av. Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo, SP (11 2168-1777)

 

 

***EXPOSIÇÕES, TEATRO E MÚSICA

Antropofagia

Por meio de exposição de fotos, projeções videográficas, objetos, interpretações musicais inspiradas em Mário e Oswald de Andrade, a instalação artística multimídia Antropofagia proporciona ao público uma experiência poética que sobrepõe realidades – a virtual e a presencial – e conecta diferentes instantes temporais.

Até 28 de maio, terça a sexta, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Grátis.

Centro Cultural São Paulo  Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo, SP  (11 3397-4002).

 

Ocupação Conceição Evaristo

Exposição dedicada à escritora mineira Conceição Evaristo. Além de manuscritos, fotos, correspondências e objetos pessoais, traz conteúdos audiovisuais e ainda contempla a atuação da escritora no campo da educação – Conceição se mudou de Minas Gerais para o Rio de Janeiro na década de 1970 e, desde então, se dedicou ao ensino.

4 de maio a 18 de junho, terça a sextas, das 9h às 20h, sábados, domingos e feriados,11h às 20h. Grátis.

Itaú Cultural Av. Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo, SP (11 2168-1777)

 

25 anos da Letrinhas – vai ter festa!

Para comemorar o aniversário de 25 anos, a Editora Companhia das Letrinhas preparou um evento com mediações, narrações, teatro, sessões de autógrafos e muito mais! Clique aqui para ver a programação completa.

20 de maio, das 10h às 16h. Grátis.

Biblioteca Mário de Andrade Rua da Consolação, 64, Consolação, São Paulo, SP (11 3775-0002)

 

Do barro de Manoel

A companhia Teatro de Senhoritas incorpora figuras do universo poético de Manoel de Barros na intervenção Do Barro de Manoel, que percorre os arredores do Sesc Ipiranga no formato de cortejo com música e atores.

20 de maio, das 18h às 21h. Grátis

SESC Ipiranga Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo, SP (11 3340-2000).

 

Canta a poesia – Coral da Casa das Rosas

O projeto tem como foco a musicalização e a interpretação de poemas de autores brasileiros clássicos e de autores desconhecidos do grande público. Na última quarta-feira do mês, o público é convidado para assistir à apresentação do Coral, uma oportunidade rara de ouvir poesia e literatura musicalizadas.

31 de maio, 19h30. Grátis (inscrições uma hora antes).

Casa das Rosas Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo, SP (11 3285-6986).

 

 

***ENCONTROS, OFICINAS, CURSOS E WORKSHOPS

Ponto de encontro – Leituras: João Anzanello Carrascoza

Presença de João Anzanello Carrascoza, renomado escritor contemporâneo brasileiro, que, em um bate-papo com o público, abordará sua trajetória literária e falará especialmente sobre sua recém-lançada obra Trilogia do adeus, que reúne os romances Caderno de um ausente, Menina escrevendo com pai e A pele da terra.

4 de maio, 19h. Grátis.

Centro Cultural São Paulo  Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo, SP  (11 3397-4002).

 

Ciclo de estudos “Teatro para crianças… É mesmo?”

Promovido pela Cia Truks, terá quatro encontros e duas oficinas em que serão discutidas e experimentadas algumas questões relacionadas ao fazer teatral para crianças, mais precisamente no que tange à necessidade de construção de uma comunicação de fato verdadeira com este público. Clique aqui para ver a programação completa.

De 8 a 31 de maio, segundas, terças e quartas, das 19h30 às 21h30. Grátis.

Inscrições prévias e mais informações pelo e-mail truks@uol.com.br

Biblioteca Monteiro Lobato Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, São Paulo, SP (11 3256-4122)

 

Contextos Literários – Em quadrinhos

O Contextos Literários tem como proposta provocar reflexões sobre a produção literária brasileira e mundial. Entre maio e junho o tema quadrinhos será abordado em mesas de bate-papos, cursos e oficinas. Clique aqui para conferir a programação completa.

 

9 a 31 de maio, diversos dias e horários. Grátis.

SESC Consolação Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo, SP (11 3234-3000)

 

Recital Viva Voz convida Alice Ruiz

No projeto Viva Voz, um poeta é convidado para falar sobre sua trajetória literária, seu processo de criação e outros assuntos relacionados à poesia e a suas conexões com a vida, bem como para realizar leituras públicas de seus poemas.

12 de maio, 19h30. Grátis (inscrições uma hora antes).

Casa das Rosas Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo, SP (11 3285-6986).

 

II Seminário A arte do conto em contexto urbano

Conferência com a Profa. Dra. Myriame Martineau, professora de sociologia da cultura e da oralidade na Universidade do Quebec em Montreal, mesa com comunicação de pesquisas e lançamento do livro Narra-te cidade: pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje

13 de maio, 8h30 às 13h. Grátis.

Instituto de Artes da UNESP Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo, SP.

 

Tecendo contos: Literatura e contação de histórias na educação

Tendo como ponto de partida o resgate do prazer de ouvir e contar histórias, o Sesc Carmo convida a Giba Pedrosa a realizar uma o oficina de contação de histórias. Os participantes são estimulados a exercitar o contador de histórias que há em cada um e a discutir as possibilidades de condução de uma narrativa. A vivência contará com um bate-papo sobre o trabalho com literatura, poesia e criação literária na sala de aula, além de buscar uma reflexão sobre a importância da memória afetiva, o imaginário infantil como ferramentas do educador-contador.

23 de maio, das 18h30 às 20h. Grátis. Inscrições abertas na unidade.

SESC Carmo Rua do Carmo, 147, Sé, São Paulo, SP. (11 3111-7000)

 

Para onde vamos – conversas sobre infância, refúgio e educação

Panorama mundial sobre a situação de refúgio e acesso das crianças à educação, com ACNUR (Agência da ONU para Refugiados). Refúgio e educação no Brasil: contextos e desafios, com IKMR (ONG Eu Conheço Meus Direitos). Hospitalidade da literatura e a construção da cultura da empatia na escola, com Editora Pulo do Gato.

26 de maio, 18h às 21h30. Grátis. Clique aqui para se inscrever.

Espaço Pulo do Gato Rua General Jardim, 482, conjunto 22, Vila Buarque, São Paulo, SP (11 3814-0228)

 

A parceria gráfica do ilustrador e do designer no livro ilustrado

Um ilustrador-designer e uma designer inventora debatem sobre a relação de integração e conflito dessas artes na criação do livro ilustrado. Processos e trabalhos serão discutidos, apresentados e problematizados. Com Fernando Vilela e Elaine Ramos.

27 de maio, das 15h às 17h. Grátis.

SESC Pinheiros Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo, SP (11 3095-9400)

 

Projetos literários e a poética da criança: dialogando com as experiências estéticas da primeira infância e a formação de pequenos leitores

Curso com as pedagogas Rosana Ricci e Carolina Ferraz. Roda de leitura compartilhada e reflexão sobre a formação do leitor. Informações e inscrições (até 20 de maio) pelo e-mail conversadequintal@gmail.com

27 de maio, das 9h às 13h. R$150,00 (Inclui material de apoio e livro literário)

Quintal do Bosque Rua Uruguaiana, 1215, Bosque, Campinas, SP (19 3291-6926)

 

V Fórum de Direitos Autorais

O Fórum sobre Direitos Autorais – realizado em parceria com a OAB-SP – procurará discutir e esclarecer, com base na legislação vigente, dúvidas sobre os mais variados aspectos relacionados a direitos de autor, plágio, uso de imagens e propriedade intelectual. Os palestrantes são advogados especialistas no assunto.

30 de maio, 19h30. Grátis (inscrições uma hora antes).

Casa das Rosas Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo, SP (11 3285-6986).

 

 

***BIBLIOTECAS E LIVRARIAS

Biblioteca do Parque Villa-Lobos

Entre as atividades da biblioteca, localizada dentro do parque, estão estímulo à leitura para bebês, contação de histórias para crianças, clube de leitura para jovens, jogos, intervenções, saraus, e cursos para todas as idades.

Biblioteca Parque Villa-Lobos Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros, São Paulo, SP (11 3024-2500).

De terça a domingo, das 10h às 20h (durante o horário de verão). Grátis.

 

Biblioteca Infanto-Juvenil Hans Christian Andersen

Especializada em literatura infantil e temática em contos de fadas. Tem visitas monitoradas, exibição de filmes (quartas-feiras, 14h) e contação de histórias.

2ª a 6ª feira, das 10h às 19h. Sábado, das 9h às 16h. Grátis.

Biblioteca Hans Christian Andersen Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé, São Paulo, SP (11 2295-3447).

 

Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa que oferece um acervo variado de livros e promove diversos eventos relacionados à literatura e cultura infantil.

3ª a domingo, das 10h até 18h. Grátis.

Parque da Água Branca Avenida Francisco Matarazzo, 455, Barra Funda, São Paulo, SP (11 2588-5918).

 

Fábricas de Cultura

O programa é uma oportunidade dos jovens vivenciarem a cultura. São 5 unidades que promovem diversos eventos, como encontros com escritores, contação de história, oficinas e debates.

3ª a 6ª, das 9h às 20h. Sábados e domingos: consulte a programação. Grátis.

Nos bairros Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo, SP.

 

Livraria Cultura

Contação de histórias e teatros infantis fazem arte da programação de todos os finais de semana.

Você pode filtrar os eventos escolhendo a cidade, a loja e o tipo (atividade infantil).

 

Livraria Fnac

Programação infantil nos finais de semana.

 

Livraria NoveSete

Aos sábados o espaço cultural da Livraria NoveSete, especializada em literatura infantil, oferece contação de histórias, peças de teatro, apresentações musicais e oficinas de arte gratuitas.

Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, São Paulo, SP (11 5573-7889).

 

Livraria Saraiva

Os sábados e domingos contam com a “Hora da Criança” na programação. São contações de histórias, peças de teatro e oficinas em diversas unidades.

Você pode filtrar os eventos escolhendo o estado, cidade e loja.

 

Livraria da Travessa

Contação de histórias todos os finais de semana. Em setembro também haverá uma noite de autógrafos com Pedro Bandeira, autor da série “Os Karas”. (dia 11, 19h, Shopping Leblon, grátis).

 

 

***OUTRAS DICAS

Vale Kids – dicas de SP com crianças

http://www.valekids.com.br/

 

 

***ATENÇÃO: confira a programação no site oficial ou pelo telefone indicado na descrição de cada evento. Algumas atividades podem ter distribuição de senhas, venda de ingressos antecipados ou vagas limitadas.

 

Imagem de Chloé Legeay em “Para que serve um livro”, publicado pela Editora Pulo do Gato.



Participe da conversa!
%d blogueiros gostam disto: