Achimpa

Achimpa

Achimpa_ler9781353  botaocomprar

Autor(a): Catarina Sobral

Ilustrador: Catarina Sobral

Tradutor: Monica Stahel

Editora: WMF Martins Fontes

Ano de lançamento: 2014

 

Resenha:
O que é achimpa? – é o que deve se perguntar o leitor que se interessar por este título. “Achimpa” é uma palavra, descoberta por um investigador, que logo se espalhará pela cidade onde está alocada a biblioteca. Tudo o que se sabe a respeito dela é que deixou de ser usada há muito tempo. A habitante mais idosa da cidade e pesquisadores da língua divulgam suas hipóteses. Apropriando-se delas, os cidadãos usam-na como verbo, substantivo, adjetivo etc até descobrirem uma classe gramatical desconhecida sobre a qual surgem novas interrogações. Caberá ao leitor emprestar os sentidos possíveis depreendidos das falas dos moradores. Com um texto bem-humorado e ilustrações que enquadram a cidade e as pessoas de várias ângulos, Catarina Sobral trata com leveza o modo circular como se dá a produção de significado disseminada em uma sociedade.

Trecho do livro:
“Claro que conheço. E não é achimpa, mas achimpar, um verbo da primeira conjugação. Ao que parece, achimpava-se, sempre se tinha achimpado e achimpar-se-ia enquanto houvesse gente no mundo.” (p. 9)

Para quem?
aut acomp

Para quê?
rir

avatar

escrito por

Estudante de Biblioteconomia, empenhada em demonstrar que a profissão tem muito a colaborar com os tempos atuais. Apaixonada por histórias desde pequena, busca – no contar das palavras escritas, da oralidade, dos desenhos, dos sons – entender e explicar um pouco essa coisa que é o mundo.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário