Abril 2014

FILMES

* Ciranda de Filmes
A Ciranda de Filmes, uma co-realização do Instituto Alana, do Circuito Cinearte e da Aiuê Produtora de Conteúdo, convida você a aprofundar o olhar sobre os temas nascimento, infância, espaços de aprendizagem e transformação a partir de uma seleção diversa e cuidadosa de filmes – nacionais e estrangeiros – e rodas de conversa. Essa é a primeira mostra de cinema focada em educação e infância do Brasil – e uma das poucas do mundo.

Quando? De 31 de março a 03 de abril.

Onde? Cine Livraria Cultura – Avenida Paulista, 2073 – São Paulo – SP

Para saber mais, acesse o site do evento – que também está imperdível.

* Mostra de cinema – Hayao Miyazaki
A mostra traz um recorte da produção do “Studio Ghibli”, consagrado estúdio de animação do Japão, abrangendo alguns dos filmes de Hayao Miyazaki. O cineasta e membro fundador do estúdio aborda em sua filmografia a relação natureza-humanidade-tecnologia, a dualidade da natureza humana, o amadurecimento emocional e o empoderamento feminino.

Quando? 6,13,20 e 27 de abril, e 4 e 11 de maio.

Onde? No SESC Ipiranga, em São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

* 40º Festival Sesc Melhores Filmes – Filme Zarafa
Século XIX, num país do continente africano. O jovem Maki é capturado para ser vendido como escravo. Ele consegue fugir e faz amizade com uma girafa, que é morta por um mercador, deixando seu filhote, Zarafa. O garoto e o pequeno animal criam um laço de amizade, até que Zarafa é capturado por Hassan, um egípcio a caminho de Alexandria. Maki decide ir junto, mas, ao chegar à cidade, descobre que ela foi dominada pelos turcos. Hassan é enviado pelo paxá local para pedir ajuda ao rei da França, Carlos X, e, para isso, leva a pequena girafa como presente. A viagem de balão se transformar em uma grande aventura. Na França, no entanto, os viajantes não encontram o que esperavam: as pessoas são corruptas, exploradoras e mal-educadas – a começar pelo rei e sua corte.

Quando? 27/04  às 11h

Onde? CineSESC – São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

EXPOSIÇÕES

* Exposição Território do Brincar
A exposição é um passeio pela geografia de gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras. Gestos que contam histórias, que constroem uma linguagem própria do brincar e nos apresentam a nós mesmos. Fruto da pesquisa do Projeto Território do Brincar, esta primeira exposição apresenta parte do material coletado e reflete uma maneira de olhar para a criança atual, através de vídeos, fotos, áudios e brinquedos.

Quando? De 31/03 a 12/04, das 10h às 20h de segunda a domingo

Onde?  Em frente ao Cine Livraria Cultura – Conjunto Nacional Av. Paulista, 2073 – Bela Vista – SP

Para saber mais, clique aqui.

* Exposição – A Magia de Miró
A mostra exibirá 69 obras do artista e 23 fotografias em P&B de Miró, registradas por Alfredo Melgar, curador e galerista francês, pertencentes à sua coleção. Prestigiada por galerias de arte e museus da Europa, América e Oceania, “A Magia de Miró” seguirá para Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Quando? Até 20 de abril, de terça-feira a domingo, das 9h às 19h.

Onde? CAIXA Cultural São Paulo (Praça Da Sé, 111 – Centro, São Paulo)

ENCONTROS COM AUTORES E PROMOTORES DE LEITURA

* Jacques Fux
Em abril, o “Sempre Um Papo” convida o escritor e pesquisador Jacques Fux para conversar com o público sobre sua obra.
Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013 – Categoria estreante menos que 40 anos – Jacques é autor de Antiterapias (Scriptum), obra que faz um diálogo entre a psicanálise, a literatura e propõe a reflexão sobre um estrangeiro em uma comunidade.

Quando? 08/04 às 20h

Onde? SESC Vila Mariana – São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

* Autores em Cena
O texto literário transformado em texto cênico; o escritor transformado em ator. AuTORES EM CENA propõe, em vez de leituras, apresentações teatrais, baseadas na poesia e na prosa e dotadas de toda a estrutura cênica: diretores, sonoplastas, iluminadores, músicos, fotógrafos.

Quando? Dia12 de abril, às 20 horas, e no dia 13, às 19 horas.

Onde? No Itau Cultural, Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP

Para saber mais, clique aqui.

*Os Homens que Amavam a Revolução – ENCONTRO COM O ESCRITOR LEONARDO PADURA
Neste encontro, uma realização do Sesc e da Boitempo Editorial, o escritor será entrevistado pela jornalista Sylvia Colombo, pelo escritor Ricardo Lísias e pelo historiador Gilberto Maringoni. Ao fim do evento, haverá sessão de autógrafos de lançamento do livro O homem que amava os cachorros.

Quando?Dia 15/04 às 20h

Onde? SESC Consolação – São Paulo

Para saber mais, acesse aqui.

* A Voz do Autor – Com escritor e educador social Daniel Munduruku
Participe de um encontro com o filosofo e autor de 42 livros voltados para o público jovem e infantil.

Quando? Dias 16 e 17 de abril

Onde? Nas Fábricas de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha e do Capão Redondo

Para saber mais, clique aqui.

* Lya Luft e Vicente de Britto Pereira
A poeta, cronista, romancista e ensaísta Lya Luft e o engenheiro mecânico e escritor Vicente de Britto Pereira são os convidados do “Sempre Um Papo”.
Esse encontro marca o lançamento nacional de livro de ensaios de Lya, O Tempo é um rio que corre (Ed. Record). Nesse livro, a escritora trata das relações humanas, sobre a passagem do tempo e da morte, que provocam reflexões sobre a vida, o sentido da existência e o cotidiano. A obra nasce 50 anos depois da publicação do seu primeiro livro, Canções de Limiar.
Já o autor Vicente de Britto falará sobre seu livro Ensaios sobre a embriaguez (Ed. Record), um ambicioso exame filosófico da dependência alcoólica. O autor propõe uma discussão instigante, de proporções eruditas e fundo mitológico, de todo desapegada de preconceitos, para a qual, portanto, não omite a própria experiência, a de quem viveu a dependência alcoólica, ao contrário, aqui tratando-a com equilíbrio e clareza.

Quando? 22/04 às 20h

Onde? SESC Vila Mariana – São Paulo

Para saber mais, acesse aqui.

*Pedro Bandeira
Em comemoração ao dia Nacional do Livro Infantil, Pedro Bandeira apresentará suas histórias de vida e de literatura, desenvolvendo o potencial das histórias infantis de proporcionar o encantamento e a imaginação à todas as idades.

Quando? 23/04 às 19h30

Onde? SESC Bom Retiro – São Paulo

Para saber mais, acesse aqui.

* Marçal Aquino e Raphael Draccon – COM MEDIAÇÃO DE EDSON ROSSATTO
Histórias, trajetórias e influências de escritores de diferentes gerações.
Marçal Aquino nasceu em Amparo, no interior paulista, em 1958. É jornalista, escritor e roteirista de cinema e televisão. Publicou, entre outros livros, o volume de contos “O amor e outros objetos pontiagudos”, pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti, além dos romances “Cabeça a prêmio” e “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”. Atuou como roteirista de filmes como “O invasor” e “O cheiro do ralo”. Seus livros estão publicados na Alemanha, França, Suíça, Portugal e México.
Raphael Draccon é romancista, roteirista e editor nascido no Rio de Janeiro em 1981. Com a marca de 200 mil exemplares, é o autor mais jovem a assinar com os braços nacionais de duas das maiores holdings editoriais do mundo. Além de integrante do RapaduraCast, é roteirista premiado pela American Screenwriter Association e chegou ao quarto lugar dos mais vendidos no México pela Random House.
Edson Rossatto é escritor, editor de livros, roteirista de HQ, palestrante e blogueiro. Criador dos eventos HQ e Livros em Pauta, e dos blogs toquesparamulheres.com e cemtoquescravados.com.

Quando? 23/04

Onde? SESC Pinheiros – São Paulo

Para saber mais, acesse aqui.

*Para começar a ler… Com Rodrigo Ciríaco
A experiência de formar um sarau com jovens e adolescentes de Ermelino Matarazzo com o objetivo de difundir, promover e problematizar a cultura das perifeirias é o tema da conversa com Rodrigo Ciríaco, escritor, educador, ativista cultural e organizador do Sarau dos Mesquiteiros, coletivo artístico e cultural surgido em 2009.

Quando? 26/04 às 11h

Onde? SESC Itaquera – São Paulo

Para saber mais, acesse aqui.

* Memórias Indígenas da Zona Leste de São Paulo COM O PESQUISADOR DANILO MORCELLI
Bate-papo com pesquisadores e descendentes indígenas sobre as memórias da Zona Leste de São Paulo, abordando o trabalho de registro dessas memórias e suas principais referências e documentos. Partindo desde a colonização europeia e da formação do aldeamento de São Miguel do Ururaí até momentos bem atuais, o encontro pretende promover a reflexão sobre quem eram, o que aconteceu e onde estão os índios dessa região do Planalto Paulista.
Com Danilo Morcelli, pesquisador da Escola de Ares, Ciências e Humanidades (EACH-USP)

Quando? 26/04 às 15h

Onde? SESC Itaquera – São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

*Ricardo Resende – BATE-PAPO COM MEDIAÇÃO DE GISELE KATO
Bate-papo com Ricardo Resende, mediado pela jornalista Gisele Kato, sobre a forma, o conteúdo, a prática e o pensamento crítico contemporâneo.
Ricardo Resende é crítico de arte, gestor cultural e curador. Dirige o Centro Cultural São Paulo (CCSP).
Gisele Kato é editora-chefe do canal Arte 1 (Grupo Bandeirantes) desde a sua criação, em dezembro de 2012. Formada em jornalismo pela ECA-USP, com pós-graduação em História da Arte pela FAAP, soma passagens pelas redações da rádio Eldorado AM, revista Veja São Paulo e revista BRAVO!.

Quando? 30/04 às 20h

Onde? SESC Pinheiros – São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

OFICINAS E CURSOS

* Teatro para crianças e adolescentes: “Ao coro retornarás” com CIA. SÃO JORGE DE VARIEDADES.
O objetivo da oficina é compartilhar as experiências artísticas que levaram a Cia a construir a peça São Jorge Menino. Os participantes vão brincar e jogar com os elementos da linguagem teatral do espetáculo. Para pais e filhos. Sala de Oficinas, 1º andar. 10 vagas. Retirada de senhas com 30 min. de antecedência.

Quando? Até 06/04 às 11h

Onde? SESC Belenzinho – São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

* Reciclobô

Construção de Robôs a partir de materiais recicláveis. Não é uma oficina de tecnologia, é construir um robô com as possibilidades que sua criatividade oferece. Para crianças de 7 a 12 anos. Com educadores do Programa Sesc Curumim. Oficina Granito.

Quando? 05/04 das 15h às 17h

Onde? SESC Santos – São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

*Fui eu que fiz
As crianças constroem brinquedos com materiais variados e, muitas vezes, inusitados. É uma oportunidade de exercitar a criatividade e fazer descobertas artísticas. Pais e filhos brincam juntos, descobrindo novas possibilidades para objetos comuns no seu dia a dia, inventando novos usos e significados. Vagas Limitadas. Com Casa do Brincar.

Quando? Todos os domingos de abril, às 14h

Onde? SESC Osasco – São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

* Oficina de Mangá –  Coordenação: Gau Ferreira
A oficina abordará a narrativa visual característica do quadrinho mangá e, com o objetivo de elaborar um fanzine como produto final, desenvolverá os seguintes conteúdos práticos: estudo de anatomia, movimento e expressão corporal; exercício das técnicas de composição, perspectiva e cenários; criação de personagens, roteiros e arte-final.

Quando? De 12/4 a 31/5 – sábados – 10h30 às 13h30

Onde? Oficina Cultural Alfredo Volpi – São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

* Oficina: A Arte de Contar Histórias – Coordenação: Gisélia Lima
A oficina abordará elementos e recursos técnicos aplicados à contação de história, tais como: narrativas, estrutura do conto, ambientação, expressão corporal e vocal e uso de objetos como ferramenta expressiva.

Quando? 28/4 a 9/6 – segundas-feiras – 18h45 às 21h45

Onde? Oficina Cultural Luiz Gonzaga – São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

ESPETÁCULOS TEATRAIS e INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

* Chá com Clarice
Intervenção com três atores garçons que encenarão um serviço de chá para o público com degustação da obra de Clarice Lispector. Com Mateus Menezes, Aline Alves e Clayton Bonardi.

Quando? Dia 08/04 às 13h

Onde? SESC Bom Retiro – São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

* Construtório
Fim da tarde, toca a sirene: acabou o expediente! Três operários se preparam para voltar para casa, mas, de repente, uma súbita tempestade não os deixa sair da obra, obrigando-os a passar a noite no trabalho. O que seria uma interminável e agoniante espera se transforma, no entanto, na mais gostosa brincadeira. Para passar o tempo, os três trabalhadores libertam a fantasia, criando as mais emocionantes aventuras: serrotes viram jacarés, ferramentas se transformam em criaturas com vida, capacetes são personagens de contos de fadas. Os operários soltam toda a sua criatividade, revelando-se verdadeiros poetas e construtores de sonhos.
Com a Cia Truks. Texto e direção: Henrique Sitchin. Produção executiva: Deborah Correia. Elenco: Rafael Senatore, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Criação e confecção de cenografia e formas animadas: Dalmir Rogério Pereira e Henrique Sitchin. Trilha sonora: Rafael Senatore e Chico Muniz. Iluminação: Henrique Sitchin.

Quando? Até 27/04

Onde? SESC Pinheiros – São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

* Classificados COM LA MÍNIMA
Proibidos de trabalhar, dois animais e o dono do circo falido perambulam pelas estradas, procurando inspiração para a nova vida sem o picadeiro. Porém, como nasceram no circo, só sabem viver nele. Mas o circo é a arte da superação, e quem nasce nele carrega dentro de si o ofício de quem sabe sobreviver. O que os animais resolvem, então, é se disfarçar de humanos para tentar arrumar emprego, seja onde for, para continuar a vida com um mínimo de dignidade. A partir de então, esses “heróis” se veem em situações malucas envolvendo essa procura por um novo mercado de trabalho.

Quando? Sábados e Domingos às 12h, até 01/05

Onde? SESC Pompéia – São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

* Couro de Piolho
Nesta narração, três tarefas devem ser cumpridas para que o vencedor ganhe o coração da filha do rei. Com Helcio Rodrigues e Helena Ritto. Cia. Prosa dos Ventos. Praça de Convivência

Quando? Dias 05 e 20/04 às 15h

Onde? SESC Bom Retiro – São Paulo

Para saber mais,  clique aqui.

* Literatura e futebol – Com Abigail Conta Mais de Mil.
Abigail conta histórias adaptadas de livros infantis cujo tema principal é o futebol. É um grande amistoso entre a literatura e o futebol em que, após a apresentação, as crianças podem procurar os livros da história que foi narrada.

Onde? SESC Vila Mariana – São Paulo

Quando? De 05 a 26/04, aos sábados, às 15h30

Para saber mais, clique aqui.

SARAUS E CLUBES DE LEITURA

* Sarau Poesia x Ditadura com Reynaldo Damazio
Em abril de 2014, perfazem 50 anos do golpe militar que depôs o Presidente João Goulart, inaugurando o estado de exceção no Brasil. Uma ruptura no tecido político-social brasileiro deste porte produziu forte reação na cultura do país. Na literatura e na poesia não foi diferente. É neste contexto que a Casa das Rosas convidará diversos poetas para declamarem, livremente e em um espaço público, seus poemas de denúncia e resistência. Poemas que seriam proibidos e censurados naquele período.

Quando? 12 de abril, sábado, 19h.

Onde? Casa das Rosas – São Paulo

Para saber mais, clique aqui.

* Hilda Hilst – Clube de Leitura
Acompanhando a programação especial sobre a autora Hilda Hilst, abrindo a segunda edição do Clube de Leitura com professor Alcir Pécora que discorrerá sobre a obra de uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX.

Quando? 17/04 às 20h

Onde? SESC Belenzinho – SP

Para saber mais, clique aqui.

* Clube de leitura – UM GRANDE PRAZER, COMPARTILHADO. Por Vivian Schlesinger.
No Clube de Leitura são discutidos romances contemporâneos escolhidos pelo grupo, lidos durante o mês que antecede a reunião. Cada um traz suas impressões, conta as emoções que o livro suscitou, aponta personagens inquietantes, realistas, inverossímeis… Você vem com algumas perguntas e sai com muitas mais. Se um livro é uma viagem, o Clube de Leitura é o momento de compartilhar o diário da viagem. Prolonga o prazer da leitura, e o enriquece.

Quando? Quarta-feira, 30 de abril, às 20h.

Onde? Casa das Rosas

Para saber mais, clique aqui.

*Sarau Poético
Por meio de declamações de poemas e da harmonia musical, descubra a essência da poesia como parte integrante da própria vida.

Quando?  Dia 9 – Quarta-feira – 14h30 – Biblioteca

Onde? Fábrica de Cultura – Capão Redondo – São Paulo – SP

Para saber mais, clique aqui.

* Fábricas da Rima
Reunião das batalhas de rap que têm acontecido na cidade, com participação de Livia Cruz, Mc Marechal, entre outros.

Quando? Dias 13 e 27 de abril às 15h, dia 19 às19h

Onde? Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha
Para saber mais, clique aqui.

PROGRAMAÇÃO DAS LIVRARIAS

Confira os eventos que esses espaços reservam para você durante todo mês de abril

Livraria Casa de Livros

Livraria Cultura

Livraria Saraiva

Livraria da Travessa

Livraria Nove Sete

avatar

escrito por

Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário