http://i0.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2016/09/hqdefault.jpg?w=1050

A mentira da verdade

mentira-da-verdadeLivro: A mentira da verdade

Autor: Joaquim de Almeida

Editora: Edições SM

 

Resenha

Em todas as culturas, há mitos e lendas que contam sobre a origem do mundo e dos seres que nele habitam. Mas, você já imaginou como surgiram alguns opostos como o medo e a coragem, a mentira e a verdade?

Nesse livro, o jovem autor Joaquim de Almeida adapta para os quadrinhos um mito iorubá, presenteando os leitores com uma narrativa cheia de movimentos e cores que convida à reflexão.

Chama a atenção o modo como o autor escolheu representar cada um dos seres e sentimentos criados por Olofi, incluindo inúmeras referências à cultura africana em cada um dos desenhos.

Uma obra que pode servir de porta para os leitores adentrarem o universo de uma das matrizes mais presentes na cultura de nosso país.

(Resenha elaborada pela equipe da Taba especialmente para o Mapa de Exploração que acompanha o kit do Clube de Leitores)

Como foi a nossa leitura?

Uma história africana. E como a maioria das histórias africanas, é cheia de símbolos, significados e cores.
Não leio muito histórias em quadrinhos, mas essa eu gostei muito. A forma que foi apresentada, a disposição dos quadros, do texto, até a textura do papel é diferente de tudo que eu já li e experimentei.
As imagens que representam os opostos tem características bem marcantes. O dia tem olhos bem abertos, a noite nem tanto.
O texto usa lógica o tempo todo. Pensei até que quando ele diz “não é não” é a mesma coisa de dizer “é”.
Depois da leitura, fiquei com uma dúvida, porque a mentira não foi representada com a perna curta? Afinal, sempre ouvi dizer que “mentira tem perna curta”…
P.S. Olha esse vídeo aqui com alguns estudos sobre as imagens desse livro:




Participe da conversa!