http://i1.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Captura-de-Tela-2016-03-06-às-10.53.531.png?w=1050

8 jovens autoras de livros infantis que você precisa conhecer

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a equipe da Taba selecionou 8 jovens autoras de livros infantis que você precisa conhecer.

Mulheres que com seu talento e sensibilidade vem realizando trabalhos incríveis, contribuindo para a ampliação do repertório estético e visual dos pequenos leitores.

Confira:

ioAnabella López

A argentina Anabella López nasceu em Buenos Aires, em 1984. Estudou Design Gráfico e trabalhou como professora e designer antes de tornar-se autora e ilustradora de livros infantis.

Costuma trabalhar com diferentes técnicas em suas obras, misturando colagem, lápis, canetas, papéis, tintas acrílicas e outros elementos. Para cada livro, desenvolve um projeto diferente, procurando manter a coerência com o texto.

Como artista, seu maior desafio é criar imagens novas, que tragam uma estética visual diversa, evitando cair nos clichês e nos estereótipos muito comuns nos livros ilustrados.

Sua obra A força da palmeira (Pallas Mini) foi vencedora do Prêmio Jabuti de melhor ilustração de livro infantil em 2015. O livro, baseado em um conto de origem africana, narra a história de uma árvore que, tendo o seu broto impedido de crescer, busca – por meio de suas raízes – crescer forte em direção ao céu.

Atualmente, Anabella, mora em Pernambuco e vem trabalhando em um projeto pessoal e também ilustrando uma edição de Alice no País das Maravilhas para uma editora brasileira.

Alguns livros da autora:

A força da palmeira

***

catarina-sobral-572

Catarina Sobral

A jovem ilustradora portuguesa tem apenas 30 anos e já coleciona muitos prêmios. Foi eleita a melhor ilustradora de livros infantis pela a Feira de Bolonha de 2014, tendo recebido o prêmio por seu livro O meu avô  (ainda não publicado no Brasil). Suas obras anteriores – Achimpa e Greve – receberam o Prêmio Autor da Sociedade Portuguesa de Autores na categoria de Melhor Livro Infanto-Juvenil (2012) e Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração (2013), respectivamente.

Catarina estou Design e Ilustração na Escola Superior de Educação e Ciências, em Lisboa, onde fez um mestrado em parceria com a Universidade de Évora. Seus trabalhos surgem a partir da experimentação de diferentes técnicas, criando projetos únicos para cada obra.

Para ela, seus livros contemplam adultos e crianças. Em seus textos e desenhos, a artista portuguesa agrega referências a outros autores e obras, ampliando as relações entre seu trabalho e outras produções, trazendo novas leituras e desafios que agradam a leitores de todas as idades.

Alguns livros da autora:

Achimpa_ler9781353Greve_ler9781365vazio_ler9781717

 

 

 

 

 

***

ng1865912Isabel Minhós Martins

Isabel nasceu em Lisboa, em 1974. Formou-se em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes e em 1999, fundou, juntamente com seus amigos Bernardo Carvalho e Madalena Matoso, a Editora Planeta Tangerina: uma das mais importantes e premiadas de Portugal.

Seus livros já receberam prêmios em todo o mundo: Catálogo White Ravens, Prêmio Andersen, Banco del Libro, Sociedade Portuguesa de Autores, sendo publicados em vários países, como França, Brasil, Coreia, Inglaterra e Itália.

Para ela, escrever livros ilustrados é unir imagem e texto em um diálogo no qual os dois “às vezes dizem a mesma coisa, outras dizem coisas diferentes, mas são paralelos e sobrepõem-se e dialogam.” E é essa complexidade do discurso que torna esses livros acessíveis tanto para adultos, quanto para crianças. “É verdade que há muitos adultos que compram os nossos livros. O album ilustrado só é lido na sua totalidade quando se forma um par de leitores adulto/criança, porque cada um consegue ler uma coisa.” E conclui: “Nos nossos livros o universo da infância está sempre presente, mas a infância não pertence só ás crianças, também pertence aos adultos. Continua dentro de nós para sempre.”

Para Catarina, “escrever é como escavar: encontramos sempre alguma coisa, às vezes minhocas, às vezes água, pedras, raízes, túneis.. um sapato perdido.
Gosto de escrever porque quase sempre encontro coisas inesperadas.
Gosto de ler pela mesma razão: alguém escavou, escavou, escavou e encontrou alguma coisa que veio mostrar através das palavras.
”

Alguns livros da autora:

mundo_num_segundo_ler9781237 Enquanto_meu_cabelo_ler9781239 obrigado_a_todos_ler9781242

 

 

 

 

 

O que ha_ler9781715 coracao de mae_assinatura_Taba_julho ir e vir_ler9781714

 

 

 

 

 

La_em_casa_somos_ler9780657 Pe_de_pai_ler9780402 siga_a_seta_ler9781270

 

 

 

 

 

Meu_vizinho_um_cao_ler9781092

 

 

 

 

 

***

isol-dibujadaIsol
Marisol Misenta, conhecida como Isol, vive na Argentina, onde nasceu, cresceu, estudou artes e começou sua carreira. Mas foi com a Menção Honrosa do Concurso A la orilla del Viento, organizado por el Fondo de Cultura Econômica do México, que seu trabalho como ilustradora ganhou reconhecimento mundial.

Isol costuma criar a história completa, texto e imagens, mas também inventa ilustrações para livros de outros autores. Nesses casos, considera o trabalho mais desafiador, já que precisa transformar em imagens as ideias de outra pessoa.

Ela  gosta de olhar o mundo de diferentes formas, o que costuma aparecer em seus livros quando os personagens revelam coisas que não são percebidas à primeira vista.

Em 2013, foi vencedora do Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA), um dos maiores prêmio da  literatura infantil mundial.

Além de escrever e ilustrar livros infantis, a artista integra o trio musical Entre Rios e faz parte como soprano do grupo de música barroca e renascentista The Excuse.

Alguns livros da autora:

Ter_um_patinho_e_util_ler9781098 Petit_monstro_ler9781919

 

 

 

 

 

***

Laura teixeiraLaura Teixeira 

Laura Teixeira nasceu em São Paulo, em 1976. É mestre pela FAU-USP e especializou-se em ilustração na Eina – Escola de Disseny i Art (Barcelona).

Além de criar livros ilustrados, Laura também é designer e colabora em diversas publicações, como os jornais Folha de São Paulo e Le Monde Diplomatique, e as revistas Crescer, TAM Kids, Pesquisa Fapesp, Garabattage (Barcelona) e Stripburger (Eslovênia).

Ministra oficinas regulares e cursos onde se propõe a discutir a ilustração na literatura infanto-juvenil em instituições como SESC, Oficinas Culturais do Estado e Barco Centro de Cultura.

Seus mais recentes trabalhos são os livros Bolinha branca Pássaro-desenho, ambos editados pela Mov Palavras.

Alguns livros da autora:

Bolinha_branca_ler9781942

 

 

 

 

 

***

811eR8jKJ2L._UX250_Marianne Dubuc

Canadense apaixonada por livros desde bem pequena, Marianne Dubuc estudou Design Gráfico e começou sua carreira de ilustradora em 2007 e, desde então, lançou mais de dez livros  – que já foram publicados em diversos países e traduzidos para mais de quinze idiomas.

Segundo a autora, às vezes uma história demora alguns dias, semanas, meses ou até anos para ficar clara em sua mente, mas quando isso acontece, rapidamente passa as ideias para o papel e nasce um novo livro.

Normalmente ela tenta primeiro ver a história com imagens, depois escrever bastante, como se estivesse contando para alguém, e só então trabalha o texto e as ilustrações para dar o formato que acha ideal para o livro.

Além de ilustrar seus próprios textos, Marianne cria imagens para os livros e outros autores, sempre com seu traço característico usando lápis e aquarelas.

Atualmente, vive em Montreal, onde  divide seu tempo entre seus lápis e sua família … sua maior felicidade!

Alguns livros da autora:

Mas_papai_ler9781599 onibus_clubedeleitorestabainicianteout2015

 

 

 

 

 

***

Leray_MarjolaineMarjolaine Leray

A francesa, Marjolaine Leray, 31 anos,  estudou Comunicação Visual  na Escola Duperré em Paris. Desde então, vem se profissionalizando como ilustradora, produzindo livros infantis que chamam a atenção por seu traço característico e pela construção de personagens ousados e transgressores.

Em seu processo criativo, costuma fazer pequenos esboços para capturar a atitude dos personagens que lhe vêem à mente. Então, repete o desenho várias vezes, até chegar ao formato que lhe agrada.

Seus livros Uma chapeuzinho vermelho Abril, o peixe vermelho forma publicados no Brasil pela Companhia das Letrinhas.

Alguns livros da autora:

Uma_chapeuzinho_vermelho_ler9780656 Abril_o_peixe_vermelho_ler9781003

 

 

 

 

 

***

Montagem-verticalVeridiana Scarpelli

A jovem paulistana Veridiana Scarpelli é formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP e ilustra livros infantis desde 2007. Mas, foi em 2012 que estreou também como escritora com O sonho de Vitório, editado pela Cosac Naify.

Em seus trabalhos, mistura desenhos manuais tradicionais a recursos tecnológicos, agregando texturas e outros elementos, criando imagens que convidam à fantasia e provocam o olhar dos leitores mais atentos.

Antes de tornar-se ilustradora, Veridiana diz que sempre foi apaixonada por livros infantis, comprando as obras de todos os autores que admirava. Talvez esse contato intenso com a produção literária para crianças tenha lhe mostrado que, quanto maior o repertório oferecido ao leitor, maiores  possibilidades de invenção e criação podem surgir.

Alguns livros da autora:

Sonho-de_vitorio_ler9780362 ora pilulas_ler9781754

 

 

 

 

 

Sabemos que toda lista implica em restrições. Ainda mais no universo da literatura para crianças, onde há tantas artistas talentosas!
Convidamos nossos leitores para que completem nossa seleção com outras autoras, compartilhando indicações de suas obras favoritas.

Entrem e fiquem à vontade! A Taba é de todos.

 

 




Participe da conversa!

A escritora Jacqueline Salgado tem livros incríveis e premiados. Tem sido a preferência da minha filha de 3 anos que ama livros.

Nicole Wafer disse:

Só amor por aqui!
também ilustro! Segue o link do issuu para dar uma olhada
O livro se chama Poema de Gota Só
https://issuu.com/nicolewafer2/docs/miolo_p__ginas_

Delicia esse universo! Aproveito pra citar Luciana Betti que ilustra e escreve livros infantis de uma doçura ímpar :)

adorei! compartilhado :)