https://i1.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2015/01/cdfa0089c6d9609828e72ecd397fb117-e1428599037449.jpg?fit=629%2C617

6 dicas para organizar os livros das crianças

Quem gosta de livro sempre se depara com esse dilema: como organizá-los de forma que toda as vezes em que precisarmos de algum deles não seja necessário empreender uma verdadeira caça ao tesouro?

Confira alguns cuidados fundamentais preparados pela A Taba que irão irão ajudá-lo a manter acessíveis e em ordem os livros da biblioteca dos pequenos:

  1. Coloque todos os livros no mesmo lugar. Se há livros pela sala, quarto, escritório, junte todos que quer organizar, para saber quanto espaço precisará. Definir um local específico para guardá-los também ajuda os pequenos a saber onde encontrá-los.
  2. Separe livros para doar. Não jogue no lixo! As histórias que as crianças já cansaram de ler e ouvir podem ser novas para alguém! Procure uma biblioteca, sebo, ONG ou escola para receber as doações. Também existem feiras de troca promovidas por centros culturais – é só dar uma procurada na internet para ver se há alguma perto de você. Apenas tenha cuidado para que essa seja uma decisão compartilhada com os pequenos.
  3. Defina – junto com as crianças – onde os livros serão guardados. É importante que seja fácil pegar e guardar. Como dissemos nas dicas para formar filhos leitores, mantenha os livros ao alcance. A intenção é facilitar, então prefira prateleiras ou armários mais baixos ou caixas leves. Escolha um local iluminado e agradável. Assim, além de encontrar o que desejam, as crianças poderão fazer a leitura de seus livros preferidos em um espaço, tornando essa experiência ainda melhor.
  4. Faça uma limpeza. Tire o pó dos livros e do espaço em que irá guarda-los. Você também pode colocar algo que evite umidade, garantindo uma conservação melhor. Não hesite em pedir a ajuda dos pequenos para essa tarefa. Eles poderão verificar quais livros precisam de reparos e também aprenderão a cuidar melhor do acervo.
  5. Defina como serão organizados. Tamanho, título, autor, editora, gênero, cor da capa, preferências…escolha um critério que faça sentido para quem vai usar as obras,  ajudando-os a lembrar dos livros que têm e a encontrá-los facilmente.
  6. Explique aos leitores a forma de organização. Todos que terão acesso aos livros podem ajudar a mantê-los em ordem se entenderem como foram organizados. Essa também é uma de forma de criar familiaridade com livros.

Se seus filhos ainda não possuem a própria biblioteca, sempre é tempo de iniciá-la. Assine e receba em casa, todos os meses, livros selecionados por especialistas para cada tipo de leitor. Faça parte do Clube de Leitores A Taba!

Você sabia?  Em “A biblioteca mágica de Bibbi Bokken” (Companhia das Letrinhas), o escritor norueguês Jostein Gaarder, conhecido por “O mundo de Sofia”, cria uma história de mistério, aventura e ainda oferece dicas curiosas sobre a organização dos livros.

 

copia-de-banner-2-kit-loja-nova

 

 




Participe da conversa!

Parabéns pelas dicas. Adorei as dicas e as imagens de organização dos livros. Estava mesmo procurando boas ideias para arrumarmos os livros aqui de casa.
http://www.resenhalivrosinfantis.blogspot.com.br

Flavia Rossi disse:

Ótimas idéias … Parabéns!!!

Flavia Rossi disse:

Ótimas idéias … Parabéns!!!

Amei estas ideias ! Sou bibliotecária e quero compartilhar estas ideias na biblioteca!! Mande mais ideias de decoração e organização sempre !! Parabéns pelo trabalho !

%d blogueiros gostam disto: