http://i1.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2017/02/IMG_8294.jpg?w=1050

30 livros para crianças em fase de alfabetização

“Histórias, assim como pessoas, borboletas, ovos de aves canoras, corações humanos e sonhos, também são coisas frágeis, feitas de nada mais forte ou duradouro do que 26 letras e um punhado de sinais de pontuação. Ou então são palavras no ar, compostas de sonhos e ideias – abstratas, invisíveis, sumindo no momento em que são pronunciadas -, e o que poderia ser mais frágil que isso? Mas, algumas histórias, pequenas, simples sobre gente embarcando em aventuras ou realizando maravilhas, contos de milagres e de monstros, duram mais do que todas as pessoas que as contaram, e algumas duram mais do que as próprias terras onde elas foram criadas.”

(Neil Gaiman .Coisas Frágeis. Editora Record)

Fim de férias, início de mais um ano letivo. Alunos de volta à escola.

Em 2017, milhares de crianças viverão o instante mágico em que passarão a compreender o mundo através das letras. E estar perto de quem vivencia esse momento é um privilégio para poucos. Basta apenas uma distração e pronto: nasce mais um potencial leitor!

Junto desses pequenos desbravadores, estarão familiares e educadores ansiosos e orgulhosos por essa conquista.

Pensando em trazer ainda mais magia para essa etapa tão importante da vida, a equipe da Taba preparou uma lista com  livros que podem facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que qualquer livro de qualidade pode ser um excelente material para ajudar crianças em fase de alfabetização. Mas, existem alguns gêneros que possuem uma composição que favorece a descoberta das relações entre as letras e os sons, permitindo que as crianças possam compreender, mais facilmente, como se organiza a nossa escrita.

Confira nossa seleção e boas leituras!

Abecedários: assim que começam a reconhecer as letras e seus nomes, as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever costumam relacionar palavras e textos conhecidos aos sons que começam a descobrir. Por isso,  bons abecedários – que exploram a forma e também a sonoridade das letras – facilitam o seu reconhecimento e, quando bem explorados, tornam a leitura uma deliciosa brincadeira.

Contos de fadas: tão antigas quanto o próprio tempo, essas histórias fazem parte da cultura ocidental, sendo transmitidas de geração em geração desde as sociedades primitivas. Elas constituem um acervo a ser preservado e oferecido aos pequenos leitores para ampliar seu repertório,  alimentando seu mundo simbólico.

Contos de acumulação: perfeitas para serem lidas em voz alta, essas histórias possuem um enredo que se repete, com novos personagens que surgem a todo momento sempre dispostos a resolver um problema. Como são fáceis de memorizar, logo os pequenos percebem os elementos que se repetem no texto e antecipam o que vai acontecer a cada página, participando ativamente da leitura.

Contos de repetição: de novo! De novo! Com enredos em que predomina a repetição de palavras e expressões, esses livros contém histórias fáceis de memorizar, tornando as crianças capazes de “ler ” os textos, mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente.

Cantigas e parlendas: com musicalidade e ritmos marcantes, esses textos chamam a atenção para a sonoridade das palavras – aspecto essencial para crianças em fase de alfabetização. Além disso, esses textos fazem parte do patrimônio cultural da infância e permitem uma aproximação entre pais e filhos que poderão relembrar e compartilhar suas brincadeiras.

Poemas: as crianças, segundo Drummond, são poetas por natureza. E quando começam a pensar sobre as palavras, seus sons e significados, brincam e jogam – a todo momento – com os textos que lêem e recitam. Por isso, para aqueles que estão começando a descobrir os mistérios da leitura e da escrita, livros de poemas são fundamentais.

 

Que tal receber livros incríveis como esses e contribuir para a formação leitora de suas crianças?

Faça parte do Clube de Leitores A Taba.

Captura de Tela 2017-02-08 às 18.42.22



Participe da conversa!

Olha aí meninas Marília Lopes Patricia Souza Saraiva e Claudia Pileggi

Marcia De F. Marquetti sugestões para nossa biblioteca! Deise Beskow Rossana Strunz

Boa tarde Andréa! Obrigada por lembrar de mim! Vou precisar de dicas para a minha turminha de primeiro ano. Não estamos na mesma escola mas podemos continuar a parceria que deu certo! Beijos

Deise Beskow disse:

Que legal Andréa Marina Thomé Krick

Carla Ramalho Mari Formicola

Ildivânia Varanda Fructuoso e Alex Sandra Teixeira

Eloiza, olha o livro da Bellinha

Cida Rogel disse:

Sou assinante da Taba. Podem ser feitas encomendas para vcs?