https://i0.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2016/06/111-Poemas-Para-Criancas-Sergio-Capparelli-173271.jpg?fit=702%2C688

111 poemas para crianças

111 poemas para criancas_assinaturaLivro: 111 poemas para crianças

Autor: Sérgio Capparelli

Ilustradora: Ana Cláudia Gruszynski

Editora: L&PM

 

Resenha

111 poemas para crianças é uma antologia que reúne textos de Sérgio Capparelli, selecionados pelo próprio autor, oferecendo um amplo panorama da produção de um dos maiores poetas da infância brasileira.

Os textos são agrupados de acordo com tema ou tipo de linguagem predominante: dos que versam sobre animais e natureza, aos que se destacam pelo jogo com as palavras ou se caracterizam como poemas visuais.

São muitos os caminhos pelos quais o leitor pode percorrer a leitura dessa obra. Uma coisa é certa: seja qual for o poema escolhido, a brincadeira com a linguagem estará sempre garantida.

(Resenha elaborada pela Equipe A Taba para o Mapa de Exploração exclusivo enviado aos assinantes iniciantes do Clube de Leitores no mês de maio.)

Como foi a leitura?

Preciso confessar que poesia não é o meu forte. Sempre tive dificuldade com o gênero literário.

Talvez pela sua complexidade ou falta dela.  O fato de ser simples também se faz complexo…

Gostei muito de conhecer o livro de Sérgio Capparelli. Levei-o ao Hospital Regional da Ceilândia, onde faço o trabalho voluntário de leitura para crianças e adolescentes.

Lá conheci o Leonardo, um menino muito esperto de 7 anos. Ele foi logo escolhendo o livro 111 poemas para crianças e comentando: “Aqui nesse livro deve ter mais de 100 poesias!”.

E assim ele escolheu o texto “Despertar”. Foi por ele que começamos a leitura desse  longo livro de poemas, cheio de imagens e metáforas. Juntos, ampliamos nosso vocabulário conhecendo palavras diferentes como “dentifrício”, “tinem” e “ronrona”. E para completar, o Leonardo deixou a mãe toda orgulhosa em ver o filho lendo algo tão especial.

E para vocês? Qual o poema favorito desse livro? Como foi a leitura com suas crianças?



Participe da conversa!
%d blogueiros gostam disto: